É ela que permite que você reaja a tempo diante de algum imprevisto. Por outro lado, se estiver desatento, seja a pé ou atrás de um carro, moto, caminhão, bicicleta ou patinete, você se torna um risco ambulante para a sua segurança e a dos outros.
O ato de dirigir, pedalar e pilotar é natural para quem está no trânsito. Para quem anda as distrações são ainda maiores, pois um simples esbarrão ou desnivelamento no calçamento da rua podem levar a um acidente. No entanto, é necessário que mantenhamos a atenção tanto no que estamos fazendo quanto no que ocorre ao nosso redor.
Confira abaixo algumas dicas para transitar em segurança:
Não use fones e evite sons muito altos
Avisos sonoros de veículos (buzinas e sirenes), barulhos de freadas ou a voz de alguém chamando. Esses sons podem parecer incômodos, mas mostram que algo está acontecendo à nossa volta e demandam a devida atenção. Além disso, emissões sonoras elevadas podem provocar perda de concentração e até mesmo confusão mental.
Não use celular enquanto dirige
Quando você está dirigindo, o uso de smartphones aumenta o tempo de resposta em aproximadamente 14% durante uma conversa. Para quem manda mensagem, o tempo se alonga em torno de 22%. Este é o resultado de um estudo realizado por estudantes da Universidade de São Paulo. Com 100 motoristas e um simulador, o teste avaliou o tempo de reação diante de “sustos” causados por fechadas ou eventos que demandam freadas bruscas.
Para quem está a pé, além do risco de assalto, o uso de celulares tira a atenção do que acontece no entorno.
Retrovisor não deve ser usado como espelho
Um simples ato como arrumar o penteado, passar batom ou ajeitar uma gravata pode fazer a diferença em uma situação de risco. Como o tempo de reação médio de um motorista é de três segundos, imagine se você ainda estiver com as mãos ocupadas com o cabelo, um objeto ou a própria roupa.
Deixe para conversar fora do trânsito
Seja com o uso de “viva voz” ou com uma pessoa ao lado, uma discussão mais acalorada ou uma brincadeira entre amigos podem levar à perda de atenção no trânsito e a acidentes.
Para concluir, precisamos reforçar um item que não está diretamente relacionado à atenção, mas que causa um grande número de acidentes: transitar em alta velocidade. Se você é fã da adrenalina que o velocímetro nas alturas provoca, procure um autódromo. Estes espaços estão preparados para proteger tanto você como quem está à sua volta.