QUEM SOMOS
Desde a sua fundação, em 2012, obtivemos várias conquistas importantes, como reajuste nos valores de exames médicos e psicológicos e autorização para que todos os serviços clínicos passassem a ser agendados previamente.
Recentemente, conquistamos outra importante vitória ao derrubar os dispositivos 8 e 13 do veto 52/2020, que restabeleceu a exigência de um médico do tráfego e de um psicólogo do trânsito para aplicar o Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM) e a avaliação psicológica, respectivamente, junto aos candidatos à concessão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fundação
Em abril de 2013, um grupo de proprietários de clínica médicas e psicológicas se uniu com o objetivo de trabalhar coletivamente em prol de melhorias para as clínicas de medicina e psicologia de trânsito do estado.
O projeto-piloto
de agendamento de exames foi iniciado em dez clínicas médicas e de psicologia da capital.
Sede e apoio
Os associados passam a contar com o apoio de uma assessoria jurídica. A entidade fixa sua sede em novo endereço, na Rua Carijós, centro de Belo Horizonte, adquire telefone e a contrata um contador.
Agendamento
O agendamento de serviços foi adotado nas clínicas de Belo Horizonte, trazendo mais racionalidade e organização aos atendimentos. O procedimento logo se expandiu para outras clínicas da Região Metropolitana e interior do estado.
Eventos e prêmios
A realização de eventos se tornou mais frequente na associação. Naquele ano, destacam-se o encontro com o deputado federal Sérgio Brito (PSD-BA), relator da proposta de modernização do Código de Trânsito Brasileiro, para discutir a inclusão da avaliação psicológica entre as exigências para renovação da CNH e a reunião de representantes da entidade com técnicos da Prodemge para regularizar o sistema de distribuição de usuários nas clínicas.
Reajuste
Por meio de ação intensiva da associação, Detran-MG reajusta honorários médicos e psicológicos.
Comunicação
A Associação começa a investir intensivamente em comunicação, atuando em novos canais digitais, aumentando o engajamento e a luta por direitos da categoria.
Derrubada do Veto 52
Após interlocução e grande movimentação (online e offline) da ACTRANS-MG, dos profissionais e de outras instituições do setor, conseguimos a derrubada de alguns dispositivos do veto 52/2020.
Esse foi um passo muito importante, já que tais dispositivos, anteriormente vetados pelo presidente Jair Bolsonaro, prejudicariam de forma direta o trabalho dos médicos do tráfego e dos psicólogos do trânsito de todo país e, consequentemente, a sociedade, pois resultariam no aumento de infrações e da insegurança no trânsito.