ACTRANS promove curso de Formação Continuada para profissionais de trânsito

Realizado em parceria com o Portal Psic, com apoio do Detran-MG, evento reuniu psicólogos para dois dias de capacitação

A Associação de Clínicas de Trânsito de Minas Gerais (ACTRANS-MG) promoveu, na última sexta-feira, 30, e no sábado, 1º, a primeira edição do curso “Formação Continuada para o Contexto do Trânsito”. Realizado em parceria com o Portal Psic, com o apoio do Detran-MG, o evento possibilitou que psicólogos conceituados repassassem seus conhecimentos sobre a realização de testes, desenvolvimento de análises e construção de documentos, contribuindo para a capacitação de mais de 120 psicólogos dedicados ao trânsito em Minas Gerais.

Desde a sua fundação, em 2012, a ACTRANS-MG representa e contribui para o desenvolvimento dos profissionais e das clínicas médicas e psicológicas de tráfego do estado. Adalgisa Lopes, diretora de cursos e eventos da entidade, destaca a importância do aprimoramento constante dos profissionais da área e o empenho dos responsáveis pelas aulas. “É muito válido, por se tratar de um momento que as pessoas têm para melhorar a qualidade do serviço por meio do conhecimento. Reunimos professores que são referência no país em avaliação psicológica para o trânsito. A Associação tem a preocupação de formar seus associados para que o atendimento seja da melhor qualidade.”

CONTEXTO MUNDIAL

Nona causa de mortes em todo o mundo, os acidentes de trânsito vitimam entre 20 e 50 milhões de pessoas por ano. Recomendado pela ONU e coordenado pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), o Plano de Ação Global para a Década foi lançado em maio de 2011 com o intuito de reduzir o número de ocorrências. No Brasil, de acordo com o site oficial do Palácio do Planalto, em 2016, 37,3 mil pessoas morreram em acidentes no trânsito e o país tem como objetivo de limitar o número à metade, até 2020.

A ACTRANS-MG acredita que a capacitação de psicólogos do trânsito é parte fundamental para que o Brasil alcance a meta. João Batista Neto, diretor de administração da Associação, reafirma a importância desses especialistas para a prevenção de acidentes. “Quanto mais capacitados, os profissionais têm mais conteúdo teórico para tomar suas decisões, que visam limitar e, em casos extremos, até mesmo vedar o acesso ao trânsito de pessoas que podem vir a causar problemas para os demais.”

Em maio de 2012, após a realização de uma Assembleia Geral, a ONU reforçou o pedido para que os estados-membros e outros atores interessados se engajem no propósito de reduzir o número de acidentes. Nesse sentido, a ACTRANS-MG tem sido uma das precursoras desse debate em Minas Gerais e, segundo seu presidente, Carlos Luiz Souza, é preciso repercutir no estado as propostas debatidas em nível nacional. “Algum tempo atrás, os cursos de capacitação estavam restritos ao eixo São Paulo. Daí surgiu a preocupação de trazer para Minas grandes profissionais da área do trânsito para suprir uma carência que identificávamos aqui.”

O curso reforçou esse compromisso com os associados da ACTRANS-MG, embora ele tenha observado que ainda falte muito para que o objetivo final seja alcançado. “Estamos longe de atingir a meta de 50%. Nosso trabalho é qualificar cada vez mais os profissionais, para que os condutores que apresentam comportamento inseguro não venham a pôr em riscos a população”.

MÉTODO

O curso de Formação Continuada busca superar uma barreira enfrentada pelos psicólogos do trânsito que desejam se qualificar. De  acordo com o professor Roberto Moraes Cruz, mestre em psicologia e pós-doutor em métodos e diagnósticos, a profissão evoluiu, mas novos desafios têm se apresentado. “Ainda somos muito dependentes da pós-graduação. Precisamos, além de avançar nos processos de ensino, melhorar o conteúdo da informação, por meio dos cursos de capacitação.” Sendo inovador neste sentido, abrange-se também a importância do evento para os educadores presentes.

A diretora financeira da ACTRANS, Giovana Varoni informa que já há projetos para expandir o projeto em 2019. “O curso foi um sucesso e estamos muito satisfeitos com as parcerias e presença de associados. A ACTRANS-MG pretende sempre trabalhar no aprendizado e conhecimento dos profissionais que atuam com psicologia do trânsito. Já temos novas ideias para 2019 e queremos sempre nos aprimorar”, afirma.

Psicólogo doutor em psicometria e análise de dados e professor do curso, Luis Anunciação acrescenta que é fundamental ampliar o número de projetos, com vistas ao crescimento contínuo e à atualização permanente na área. “A categoria precisa de eventos como esse para que possa oferecer à sociedade um serviço de qualidade, pautado na ética e sempre antenado às novidades e referências da área. O próprio Detran-MG tem se importado mais com a psicologia, uma amostra da qualidade do serviço prestado pelos profissionais e da contribuição dada pela área à sociedade.”

COLABORAÇÕES

Desde o seu surgimento, a ACTRANS-MG tem buscado ampliar as parcerias para as atualizações profissionais, além de dialogar com todos os agentes envolvidos com o trânsito. Para a realização do curso, algumas instituições foram fundamentais.

“A ACTRANS-MG tem demonstrado uma parceria muito grande com o Detran-MG e se mostrado bastante sensível às dificuldades dos psicólogos. E vem auxiliando muito na divulgação de nossas iniciativas, daí a sua importância em Minas Gerais”, relata Messias Epaminondas, chefe da Divisão de Seleção Médica e Psicológica do Detran-MG.

Rodrigo Comini, chefe da Seção do Controle de Clínica, explica as diferenças entre as entidades e ressalta o fato de ambas se complementarem. “O Detran-MG é um órgão credenciador, e a ACTRANS tem a finalidade de congregar as clínicas credenciadas e, consequentemente, os seus profissionais, tanto médicos como psicólogos. Então, quando a gente precisa repassar alguma instrução ou apresentar alguma requisição para esses profissionais, ela tem sido um porta-voz sincero do Detran-MG e apoiadora daquilo que nós, enquanto instituição pública, temos que cobrar permanentemente no que diz respeito à eficiência do serviço prestado.” Para isso, há uma ação intensiva para promover debates sobre o Código de Trânsito e temas com os quais os conselhos federais e regionais da profissão lidam cotidianamente. “Acredito que com um trabalho pautado a partir das resoluções existentes, a Associação contribuirá muito para a melhoria da segurança do trânsito, que é o mais importante”.

Para Rogério Oliveira, diretor-executivo do Portal Psic – uma referência para estudantes e profissionais de psicologia de todo o país –, o evento inaugurou uma parceria que tem tudo para se tornar muito produtiva nos próximos anos. “A ACTRANS, desde o primeiro momento em que nós a procuramos, se mostrou totalmente aberta às inovações que apresentamos. Então, independentemente do que vierem a fazer de agora em diante, queremos ser parceiros em todas as propostas.”

PÚBLICO

Parabenizada na cerimônia de abertura do curso por ser a primeira profissional da área em Minas Gerais a ter suas clínicas certificadas conforme as diretrizes previstas na ISO 9001:2015, a psicóloga perita Andrea Fernandes, associada da ACTRANS-MG, foi umas das participantes a destacar a importância da formação continuada. “Temos sempre que pensar que não devemos nos dar por satisfeitos por simplesmente pertencer a uma categoria profissional. É necessário buscar cada vez mais conhecimento para desenvolver da melhor forma possível a nossa atividade.”

A perspectiva para a ACTRANS-MG é a de atrair cada vez mais profissionais para as atividades realizadas. Kátia Fersiva, psicóloga, se mostrou satisfeita por participar do curso e confirmou a intenção de se associar em breve. “Estudar nos traz alegria. Os assuntos abordados se relacionam diretamente à prática diária na clínica e possibilitam esclarecer muitas dúvidas. De agora em diante, espero participar de todos os eventos. E quero me associar.”

COBERTURA FOTOGRÁFICA

Quer conferir todos cliques do evento?

Então, acesse a Área do Associado e veja a galeria de fotos. Você também terá a acesso a um clipping que mostra os veículos da mídia que repercutiram o curso de Formação Continuada para profissionais de trânsito.