No primeiro semestre deste ano, a ACTRANS-MG, junto a outras entidades, mostrou a força das ações coletivas com a derrubada da Ação Direta de Inconstitucionalidade, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tratou sobre a Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) quanto à comercialização de testes psicológicos.
O restabelecimento da exigência de um médico do tráfego e de um psicólogo do trânsito, para aplicar o Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM) e a avaliação psicológica, foi uma demonstração do poder e da força das associações.
As ações coletivas são formas organizadas de se realizar atividades, que tenham objetivos comuns e que tragam um benefício específico para seus participantes ou para a coletividade.
Por isso, para a vice-presidente da ACTRANS-MG, Adalgisa Aparecida Guimarães Pereira, participar de uma associação traz inúmeros benefícios. “Destaco, por exemplo, o fortalecimento dos associados junto ao mercado, o acesso à informação e as orientações jurídicas. Além da representação dos associados junto a órgãos públicos e privados e, claro, os estímulos a parcerias e a inovação” .
Ela conta que um dos principais ganhos citados pelos associados é o compartilhamento de informações entre eles. “Há muita troca, apoio e ajuda. Se antes, principalmente, quem era do interior tinha pouco acesso às clínicas e profissionais da capital ou de outra cidade, agora, não existem mais fronteiras. Hoje na Associação criamos uma verdadeira comunidade em que todos se ajudam e compartilham eventuais dúvidas e assuntos de interesse”.
Outro exemplo de lutas coletivas, lideradas por associações, nos últimos anos, e que tiveram grande êxito foi a inclusão do acidente de trânsito na lista de doenças de notificação compulsória na Bahia, sendo o primeiro Estado a incluir. A conquista foi fundamental para avançar nas estratégias de prevenção e tratamento dos eventos de trânsito e foi liderada ABM – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego da Bahia.
Visando reforçar a importância do associativismo e convidar outros profissionais a ingressarem nesta luta coletiva, neste mês de setembro, a ACTRANS-MG lança uma campanha reforçando as vantagens de fazer parte da Associação e convida seus associados a participarem.
A campanha vai destacar as conquistas e as demandas que ainda estão em pauta.
Junte-se a nós
Se você ainda não é um associado da ACTRANS-MG, associe-se! Ajude a nossa voz a ressoar ainda mais alto, pois temos muito a conquistar.
Se você já é associado, envie este boletim para colegas que ainda não são e reforce a importância da participação de todos. Contamos com você!