Dicas para se desintoxicar das telas


As especialistas em psicologia do Trânsito Adalgisa Lopes e Giovanna Varoni, da ACTRANS-MG, recomendam que os motoristas adotem cuidados básicos para reduzir o impacto do uso prolongado de telas na condução veicular segura. “Desatenção, irritação, cansaço e ansiedade são fatores de risco para acidentes. É fundamental que a gente evite dirigir quando estiver sentindo algum desses sintomas. Além disso, cuidar da saúde física e mental é indispensável. Faça checkups anuais, se exercite, tenha boas noites de sono, boa alimentação e procure ajuda caso apareça sinais de ansiedade ou depressão”, enumera Adalgisa.

Giovanna orienta a adoção de práticas de mindfulness (atenção plena) e pausas regulares das telas. “Para não afetar a qualidade do sono, evite o uso de celulares 1 hora antes de dormir. Não use o aparelho durante as refeições, preste atenção nas atividades que você está desempenhando e desative as notificações para evitar a ansiedade”, conta.

Adalgisa recomenda estabelecer limites para o uso de redes sociais e evitar mexer no celular quando acordar. “Guarde o seu celular quando estiver na companhia de outras pessoas e insira na sua rotina diária atividades que não envolvam o uso do celular, como hobbies ou exercícios físicos. A vida está lá fora, não nas telas”, resume.