Você já foi multado por uma infração cometida no trânsito? Mais do que pesar no bolso, a multa cumpre o importante papel de conscientizar os motoristas e prevenir novas ocorrências.
As leis de trânsito foram criadas para garantir as melhores condições de segurança. E é nosso dever, como condutores ou pedestres, respeitá-las.
Confira algumas das infrações mais comuns no Brasil e fique atento ao conduzir e manter seu veículo:
Erros na direção
- Rodar com CNH vencida: o prazo de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é de cinco anos. O atraso de mais de 30 dias na renovação resulta em uma infração gravíssima. Além de ser multado, o motorista ainda tem o veículo apreendido.
- Beber e dirigir: mesmo com as campanhas de conscientização realizadas periodicamente, muitos condutores ainda cometem essa infração gravíssima. Além da multa, que chega a quase R$ 3 mil, o condutor tem sua CNH recolhida, o direito de dirigir é suspenso por 12 meses e o veículo é retido até que outro condutor habilitado se apresente.
- Não dar preferência a pedestres e veículos não motorizados: no trânsito, os maiores devem prezar pela segurança dos menores. Portanto, o cuidado com pedestres e veículos não motorizados é responsabilidade do motorista. Não parar para quem está na faixa ou arrancar quando o sinal abre com pessoas ainda atravessando é uma infração gravíssima.
- Fumar dirigindo: dirigir demanda total atenção e as duas mãos devem estar disponíveis para guiar o veículo. Fumar enquanto se está dirigindo não é uma violação propriamente dita. Entretanto, uma das mãos fica impossibilitada de controlar o veículo, configurando uma infração média.
Problemas com o veículo
- Películas escuras: a legislação permite o uso das películas, contanto que elas estejam dentro dos parâmetros corretos (transparência mínima de 75% no para-brisa, de 70% nos vidros laterais dianteiros e de 28% no restante dos vidros). A aplicação correta desta película traz proteção solar, conforto térmico e segurança. No entanto, materiais que escurecem demais os vidros podem prejudicar a visão do motorista e provocar acidentes.
- Farol ou lanterna quebrada: o sistema de iluminação do veículo oferece segurança tanto para quem dirige quanto para outras pessoas que trafegam na via. Rodar com farol ou lanternas apagados é uma infração considerada grave.
Ainda que no Brasil a fiscalização cometa falhas e, em muitos casos, os motoristas estejam sujeitos a cobranças indevidas, é responsabilidade de cada um de nós zelar pela segurança de todos que estão nas ruas, avenidas e estradas do país.
Seja responsável, respeite as leis de trânsito e se mantenha sempre atento! Preze sempre pela segurança de todos!