O Governo Federal manifestou interesse em modificar o prazo de renovação de CNH para idosos. O presidente afirmou que deve encaminhar ao Congresso um projeto de lei propondo que o prazo de validade de 10 anos seja estendido para pessoas que tenham até 75 anos. Hoje o prazo máximo de validade da CNH é de até 10 anos para os condutores com menos de 50 anos e de até 5 anos para maiores de 50 e menores de 70 anos. A ACTRANS-MG reitera sua preocupação com a possibilidade, já que vai no sentido contrário das principais pesquisas de saúde do mundo, sem falar nos riscos de acidentes de trânsito.
Entre as preocupações relacionadas aos idosos estão o declínio cognitivo e os possíveis quadros demenciais, já que o ato de dirigir envolve funções psicológicas e cognitivas como memória, atenção e tomada de decisão.Além disso, o envelhecimento do corpo e as mudanças em alguns sentidos como a visão e a audição podem afetar o ato de dirigir. Outros pontos são a desorientação especial, dificuldades em funções executivas, como capacidade de tomada de decisão e também déficit de atenção, entre outros.
Para a Associação, estar atento ao prazo de renovação é fundamental, além, claro, da avaliação da saúde física, mental e psicológica. É importante ainda compreender os limites postos pela idade, observar a saúde, não ter vergonha de pedir ajuda e saber o momento certo de parar de dirigir.