Previsão é que a inovação esteja nas ruas dos Estados Unidos já em 2024
A Intel, por meio da Mobileye, subsidiária especializada em tecnologias para veículos autônomos, pretende colocar ônibus sem motoristas para rodar nas ruas dos Estados Unidos em 2024. A previsão é de que os veículos não tenham volante nem pedais, ou seja, não dependam da intervenção humana. A capacidade é de transporte de 12 a 14 passageiros assentados, e a operação será feita em áreas predeterminadas, nas quais a velocidade estará limitada a aproximadamente 56 km/h.
A parceria com as empresas Benteler EV Systems e a Beep facilitará o desenvolvimento e a implantação de um motor elétrico totalmente autônomo (Nível 4) para os ônibus, projetados para atenderem aos padrões da indústria automotiva e de segurança para uso em vias públicas. A Mobileye prevê, também, o lançamento de táxis autônomos em Israel e na Alemanha até o final deste ano, mas ainda depende de aprovações regulatórias.
Diminuição de custos, alternativa frente à escassez de mão de obra, redução das emissões de gases e dos congestionamentos são os principais benefícios atribuídos à iniciativa pelos executivos.