A Associação das Clínicas de Trânsito de Minas Gerais (ACTRANS) alerta para problemas na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado, que vêm prejudicando candidatos desde a implantação do novo sistema CNH do Brasil. Segundo reportagem divulgada pelo MG1, há relatos de alunos e autoescolas de processos para habilitação em nova categoria que estão parados há mais de 30 dias sem qualquer solução por parte dos órgãos competentes.
A situação tem atingido motoristas que já concluíram exames práticos e teóricos e aguardam a emissão do documento sem retorno. Segundo o sindicato que representa as autoescolas no estado, os problemas começaram com a implantação do sistema CNH do Brasil, do governo federal, que substituiu a antiga Carteira Digital de Trânsito. A promessa era simplificar a obtenção e renovação do documento, mas a transição tem gerado entraves graves.
Um dos principais problemas identificados é a renovação automática da CNH para bons condutores (sem infrações no último ano). Quando um motorista que já possui CNH tenta adicionar uma nova categoria, o sistema simplesmente “some” com o processo de adição ao renovar automaticamente a habilitação anterior.
Orientação
Procurados, o Detran e o Ministério dos Transportes não deram prazo para a regularização dos problemas. Diante desta situação, a Actrans orienta que as clínicas de trânsito e autoescolas que estiverem enfrentando dificuldades com processos parados devem registrar reclamação no Detran-MG (por meio do site oficial www.transito.mg.gov.br) e na Ouvidoria do Ministério dos Transportes (por meio do e-mail ouvidoria@transportes.gov.br).