Pesquisas mostraram que o uso descontrolado das redes sociais está ligado a níveis mais elevados de sofrimento psicológico e redução do bem-estar mental. Para combater os efeitos negativos do “cérebro apodrecido”, a psicóloga especialista em Trânsito Adalgisa Lopes, presidente da ACTRANS-MG, recomenda limitar o tempo de tela e ser seletivo com o que consome online. “Priorize conteúdos educativos, culturais e inspiradores. Além disso, faça pausas regulares das redes sociais e planeje detox digitais periódicos”, conta.
A especialista ressalta a importância de equilibrar o tempo online com atividades que estimulem a cognição, como leitura, exercícios físicos e interações sociais presenciais. “Outra dica para reduzir essa dependência é desativar notificações desnecessárias, assim você reduz distrações constantes”, afirma.
Segundo Adalgisa, é imprescindível, para a saúde física e mental, ter boas noites de sono. “Portanto, evite o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir para garantir um sono reparador. A privação de sono afeta o humor, desregula a produção hormonal e tem implicações gravíssimas no trânsito”, completa.