Detran-MG destaca segurança no trânsito na terceira idade.
Concorrendo ao Prêmio Denatran 2021, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a campanha educativa “Sinal verde para o idoso”, idealizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), aborda as diversas situações enfrentadas pelos idosos no dia a dia, seja como pedestres, condutores ou passageiros. A campanha reforça a importância da reflexão sobre a percepção do risco e de proteção da vida.
Com dicas simples e objetivas de segurança, a campanha aborda tanto exemplos no transporte público, como nas calçadas e ruas: “suba e desça devagar”, “para prevenir queda: evite andar próximo ao meio-fio”; “não tenha vergonha de pedir ajuda para atravessar a rua sempre que precisar”, ou ainda, “use a faixa de pedestre”.
A promoção também foca no prazo para renovação da carteira, reforçando o trabalho dos profissionais de saúde: “Os exames médicos atestam sua capacidade física e psicológica para a condução de veículos”, “Muitos medicamentos podem causar sonolência e afetar a habilidade motora durante a direção”.
Para a ACTRANS-MG a campanha é atemporal e importantíssima, pois enfoca que o envelhecimento pode trazer limitações físicas e mentais aos motoristas. Além de destacar os direitos e deveres dos idosos, não só na condução, mas como pedestre.
Conheça a campanha e ajude a divulgar!
Foto: Freepik